Foto[Alunos de Enfermagem da FINAMA participam de ação de controle do câncer do colo do útero ]

Na última segunda-feira (20), os alunos do 3° semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA), carinhosamente chamados de FinaMáximos, participaram de uma iniciativa prática que integra teoria e vivência profissional. Os futuros profissionais da saúde dedicaram-se a atividades de educação em saúde junto aos usuários da Unidade Municipal de Saúde (UMS) Guamá.

O foco principal das atividades foi a conscientização sobre o Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero (PCCU) e a prevenção do câncer cervical. Esses temas são componentes essenciais do Projeto + Saúde, uma extensão que visa ampliar a atuação da FINAMA na promoção da saúde na comunidade local.

Durante a ação, os FinaMáximos aplicaram seus conhecimentos teóricos em situações práticas, estabelecendo uma ponte valiosa entre a sala de aula e o campo de trabalho. A UMS Guamá foi o cenário perfeito para essa interação, proporcionando aos estudantes a oportunidade de lidar diretamente com a diversidade de casos e desafios enfrentados no ambiente de saúde pública.

O PCCU, Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero, é uma iniciativa vital na prevenção e detecção precoce de uma das formas mais comuns de câncer que afetam as mulheres. A conscientização sobre a importância da realização periódica do exame Papanicolau e o entendimento dos fatores de risco associados ao câncer cervical são elementos cruciais na promoção da saúde feminina.

Além disso, os FinaMáximos destacaram a relevância de práticas saudáveis e medidas preventivas que podem contribuir significativamente para a redução da incidência de câncer do colo do útero. Essa abordagem proativa reflete o compromisso da FINAMA em formar profissionais de enfermagem não apenas tecnicamente competentes, mas também conscientes da importância do papel preventivo e educativo que desempenham na sociedade.

A participação ativa dos estudantes da FINAMA na UMS Guamá não apenas beneficia a comunidade local, mas também proporciona aos FinaMáximos uma experiência enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades práticas, empatia e compreensão das necessidades da população atendida.

Essa iniciativa reforça o comprometimento da FINAMA em promover uma formação acadêmica que vai além das salas de aula, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real da saúde e capacitando-os a fazerem uma diferença positiva na vida das pessoas e na comunidade em que estão inseridos. O Projeto + Saúde é mais um exemplo do compromisso contínuo da FINAMA em integrar teoria e prática, preparando seus alunos para uma carreira significativa e impactante na área da saúde.