Foto[FIES Social: Mais acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda; ENTENDA]

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e o Brasil Educação celebram a implementação do FIES Social como uma conquista significativa para a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. A medida, anunciada e regulamentada por meio das regras publicadas nesta sexta-feira (16/02) no Diário Oficial da União, promete abrir novas oportunidades para estudantes de baixa renda que almejam uma formação acadêmica.

De acordo com as diretrizes estabelecidas, o FIES Social irá contemplar estudantes com renda per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses beneficiários terão direito a um financiamento integral das mensalidades cobradas pelas Instituições de Ensino Superior, o que representa um importante incentivo para o acesso à educação de qualidade.

Essa iniciativa é fruto de um longo processo de diálogo e advocacy por parte da ABMES e de diversas entidades ligadas à educação, que há tempos vinham apresentando essa pauta ao Ministério da Educação (MEC). A implementação do FIES Social, ainda no início deste ano letivo, reflete o reconhecimento da importância dessa medida para a inclusão e a promoção da igualdade de oportunidades no ensino superior.

Neste contexto, destaca-se o papel fundamental das instituições de ensino superior como parceiras nesse processo, proporcionando não apenas acesso, mas também suporte e acompanhamento aos estudantes beneficiados pelo programa. A garantia de uma formação acadêmica de qualidade é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens, bem como para o progresso social e econômico do país como um todo.