Foto[FINAMA se destaca no cenário educacional do Pará ao obter nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)]

Na terça-feira (2), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), fornecendo uma visão abrangente da qualidade da educação superior no país. Das 1.998 instituições de ensino superior avaliadas, tanto públicas quanto privadas, 27,7% se destacaram, alcançando as faixas 4 e 5 do indicador.

O IGC, que considera uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição, é uma métrica crucial para avaliar a excelência acadêmica. Ele é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, logo após os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

No estado do Pará, apenas nove instituições conseguiram obter a cobiçada nota 4. Entre elas, destaca-se a Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA), que conquistou o 8º lugar na lista. É importante ressaltar que, embora a FINAMA não ofereça cursos de mestrado e doutorado, sua posição no ranking demonstra um compromisso inabalável com a qualidade do ensino, mesmo sem esses programas, que geralmente impulsionam a avaliação das instituições de ensino superior.

Uma característica importante da FINAMA é ser a única faculdade a alcançar a nota 4 no Pará, enquanto as outras instituições listadas são centros universitários e universidades. Esse feito é ainda mais impressionante considerando que a FINAMA atingiu esse patamar em apenas cinco anos desde sua fundação. Esse rápido crescimento e reconhecimento destacam não apenas a competência acadêmica da instituição, mas também seu compromisso com a excelência educacional.

A conquista da nota 4 pelo FINAMA não apenas valida seus esforços no campo da educação superior, mas também serve como um incentivo para que outras instituições busquem constantemente melhorias em seus programas acadêmicos, visando o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino no estado e em todo o país.