Sua opinião é muito importante para nós!
* Campos obrigatórios
CARREGANDO...
Sua opinião é muito importante para nós!
* Campos obrigatórios
Faça sua solicitação aqui!
* Campos obrigatóriosNesta quarta-feira (12), Dia do Enfermeiro, profissionais de enfermagem realizaram uma manifestação em Belém pela aprovação de piso salarial. Um grupo saiu em carreata da Escadinha da Estação das Docas pelas ruas da cidade no início da manhã.
De acordo com a Comissão Enfermagem Pará na Luta, a categoria luta há anos pela aprovação de um piso salarial. O Projeto de Lei 2.564 de 2020, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira, segue em tramitação no Senado.
O movimento nesta quarta tem como objetivo pressionar o andamento do PL. "Não se trata apenas de valorização, se trata da saúde mental destes profissionais que lidam rotineiramente com a vida e a morte de indivíduos, e que muitas vezes acabam adoecendo diante da sobrecarga de trabalho", destaca o enfermeiro Alessandro Pontes, um dos integrantes da Comissão.
FINAMA realiza 1ª Semana da Enfermagem
“A Atuação da Enfermagem no Contexto de Crise de Saúde do Pará”. Este é o tema da 1ª Semana de Enfermagem que será realizada pela Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA) a partir do próximo dia 14 de maio. A programação será das 08h até 15h.
Na abertura do evento, logo 9h, acontecerá um pronunciamento do coordenador do curso e da direção geral da instituição, com Fabrício Peixoto do Nascimento. Em seguida, começam a série de palestras, primeiro com Ana Flavia Furtado, sobre modalidades de formação do enfermeiro e as tecnologias.
Em destaque nessa palestra a utilização do ECMO na terapia intensivo, o mesmo tratamento que foi usado no ator Paulo Gustavo, vítima da Covid-19. Em seguida, Edileuza Nunes aborda a segurança do paciente acometido pelo vírus e os cuidados de enfermagem com profissionais egresso da crise.
Na volta do almoço, a programação segue com Juliana Valois. Ela fala falar sobre como transformar problemas em oportunidades. O primeiro dia da semana ainda inclui ensino e pesquisa na enfermagem, a formação profissional em saúde e, por fim, venda e mercado de insumos para demandas de saúde.