Foto[Projeto Acolher encerra ano com atendimento à comunidade do Portal da Amazônia]
Projeto Acolher encerra ano com atendimento à comunidade do Portal da Amazônia

Nesta quinta-feira, dia 21, a comunidade do entorno do Portal da Amazônia foi beneficiada por uma iniciativa promovida pela Faculdade FINAMA. Colaboradores, professores e alunos dos cursos de graduação em Direito, Odontologia, Enfermagem, Gestão Hospitalar e Recursos Humanos uniram esforços para oferecer uma série de serviços gratuitos à população local. A ação visa fortalecer os laços entre a instituição de ensino e a comunidade, proporcionando, ao mesmo tempo, uma valiosa experiência prática aos estudantes envolvidos.

Entre os serviços oferecidos, destacam-se diversas ações voltadas para crianças e adolescentes, além de orientações e suporte para toda a comunidade. A seguir, alguns dos principais serviços oferecidos:

1. Saúde Bucal para Crianças e Adolescentes: Profissionais de odontologia estiveram presentes para realizar atendimentos e fornecer orientações sobre higiene bucal, contribuindo para a saúde oral dos jovens da região.

2. Testes de Glicemia e Controle de Pressão Arterial para Crianças e Adolescentes: Com o apoio da Secretaria de Saúde de Belém (SESMA), foram realizados testes para avaliar a saúde cardiovascular dos participantes, garantindo uma abordagem preventiva e educativa.

3. Orientação sobre Educação Financeira para Crianças e Adolescentes: Professores e estudantes do curso de Recursos Humanos ofereceram orientações práticas sobre educação financeira, promovendo a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro desde cedo.

4. Orientação Jurídica: Professores e alunos do curso de Direito prestaram orientações jurídicas à comunidade, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações relevantes para o exercício pleno dos direitos legais.

5. Orientação sobre Código de Defesa do Consumidor: Informações essenciais foram compartilhadas para empoderar os cidadãos sobre seus direitos como consumidores, promovendo uma relação mais equilibrada entre consumidores e fornecedores.

6. Orientação de Combate à Violência Contra a Mulher: Em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado do Pará, foram oferecidas informações e apoio para combater a violência de gênero, contribuindo para a construção de uma comunidade mais segura e consciente.

Além desses serviços, a ação contou com a emissão de 80 RGs, proporcionando um documento fundamental para o exercício da cidadania e ampliando o acesso dos cidadãos aos seus direitos básicos.

O Projeto Acolher, como foi denominada a iniciativa, recebeu o apoio da Secretaria de Saúde de Belém (SESMA), Secretaria de Justiça do Estado do Pará e Balada Kids, fortalecendo a parceria entre a FINAMA e instituições públicas e privadas em prol do bem-estar da comunidade. Através dessas ações integradas, a instituição de ensino reforça seu compromisso não apenas com a formação acadêmica, mas também com o desenvolvimento e o cuidado com a comunidade local.